IMPORTÂNCIA DE INDICADORES CONFIÁVEIS NAS OPERAÇÕES

Temos recebido várias solicitações de dicas sobre o controle efetivo das operações de limpeza, e excluindo-se as peculiaridades de cada um, a palavra-chave para todos é ORGANIZAÇÃO.

PCL significa Planejamento e Controle da Limpeza. Sem entrar no mérito do Planejamento, sem controle não chegamos aos indicadores. Sem indicadores não gerenciamos. E se não gerenciamos somos passageiros e não Pilotos deste barco.

O controle operacional exige o levantamento e tratamento sistemático de indicadores, que permitam avaliar a evolução e a tendência de cada um dos processos envolvidos e a eficiência com que eles estão sendo tratados.

Crie e inove seus processos, implante uma supervisão detalhada e quantificada por notas avaliativas, padronize suas operações, crie sistemas de manutenção de equipamentos, fortaleça o deptº de suprimentos, promova o crescimento da área comercial, e estabeleça os cronogramas operacionais com detalhamento eficaz das atividades, para proporcionar índices de medição sempre muito próximos da realidade.

Indicadores são necessários para identificar oportunidades competitivas e devem mostrar às áreas quais melhorias são necessárias e que benefícios podem ser esperados, como priorizar recursos, e medir a evolução e efetividade das iniciativas de melhoria.

Os indicadores apresentam melhor os fatores que contribuem para a qualidade, disponibilidade, rendimento, custos, atendimento, moral, segurança, além da integridade dos ativos que ela preserva, e outros aspectos essenciais da medição do valor com o retorno obtido pela melhoria na confiabilidade dos serviços e na efetividade dos processos.

A definição de indicadores é fundamental para que haja representatividade e precisão deles, e outro fator relevante é entender a importância de cada indicador e suas aplicações no processo de tomada de decisão.

Em muitos casos também falta colocar em prática a efetividade das análises dos indicadores de desempenho, e com isso dar o salto necessário para que exista uma gestão diferenciada nos processos, onde os indicadores  acompanhados e analisados têm relação inseparável com a disponibilidade e confiabilidade dos procedimentos em geral.

Portanto os indicadores norteiam a estratégia de todo o sistema operacional, e sem eles seria como navio sem leme. Porém, se eles existirem e não forem conhecidos ou aplicados, seria igual a um navio bem equipado em instrumentos e com o comandante completamente inábil.

Nos dois casos o navio pode afundar.

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