Dimensionamento de serviços é questão de gestão.
Frequentemente escuto de executivos, a
observação que nas áreas operacionais e comerciais há carência de especialistas
em “dimensionamento técnico”.
Sabemos que muitos viabilizam contratos, mas não
são capazes de simplesmente travar um diálogo inicial neste ou naquele parecer
técnico a respeito, e pior ainda, não conseguem acompanhar o desenvolvimento
deste conceito, que reconhecemos, demanda anos e anos “de janela”.
Muitos concluem comodamente que não há
necessidade de aperfeiçoar conhecimentos e, culpam a falta de tempo ou seu
staff pelo insucesso e depois se aborrecem diante da perspectiva de terem que
se submeter aos que conhecem o assunto.
Temos recebido inúmeras solicitações de
treinamentos enfocando levantamentos técnicos, para melhorar a confecção dos
orçamentos e das equipes envolvidas, mas infelizmente muitos nos procuram, após
perderem significativas receitas, com experimentos não profissionais e tendo
que assumir preços indevidos, pelos dimensionamentos equivocados.
Definimos dimensionamento, como sendo “o método de determinar a quantidade necessária de recursos humanos,
materiais e técnicos, qualificados para atendimento aos serviços previstos, com
a garantia do padrão de qualidade e nível desejado, ao menor custo possível”.
A qualidade é vital, e dimensionar tecnicamente é uma estratégia
que exige treinamento e aprimoramento constantes, no uso das ferramentas de
captura das oportunidades de negócios, com redução de custos a partir da
melhoria de processos e a análise adequada de problemas de acordo com as
solicitações.
As táticas fundamentadas apenas em dados estão dividindo espaço
com a estratégia de talentos. O melhor marketing de serviços é a qualidade deles,
portanto lembramos que antes de vender serviços, devemos definí-los de forma
clara, com check list, e dimensionamento coerentes.
Para aferir a melhoria contínua dos
dimensionamentos, basta medirem os serviços pela opinião dos clientes e não
pelo que acham do resultado. Devem refletir que ao vender serviços de limpeza
deve-se estar vendendo, principalmente uma relação, profunda e consistente do
que foi solicitado e realmente orçado em primeira instância.
A determinação do número de colaboradores necessários
é de suma importância. Após focar os fatores influentes e as situações
existentes, são analisados critérios ao dimensionar pessoal, produtos e
equipamentos, e principalmente a determinação de normas, adoção de boas práticas
correntes, experiência anterior, e regras técnicas usadas no setor.
Temos notado a predominância dessas metodologias, e o empirismo prevalece na elaboração de orçamentos.
Percebemos mil coisas, como restrições orçamentárias,
pressões para redução de custos, utilização de diversos regimes de trabalho,
emprego de horas extras, melhorias tecnológicas, polivalência do pessoal e
influência de fatores psicológicos que impactam no dimensionamento. Isto exige
do gestor o talento de levar em conta os múltiplos condicionamentos que influem
na montagem do efetivo entre mão de obra, equipamentos, produtos e metodologias.
Evidente que existem regras empíricas,
criadas pela prática e transmitidas boca a boca, usadas corriqueiramente para
dimensionar o pessoal, porém não passam de especulação, pois quando ouvimos
dizer que uma pessoa “limpa” tantos metros por dia, notamos desconhecimentos
pleno de quem afirma, pois nem houve mensuração de itens ou características.
A “evolução das organizações” inicia-se quando
passam a considerar o dimensionamento como um “projeto”, e o enfoque passa a
ser a qualidade do processo, que com base no tamanho do projeto, possa disseminar
vários indicadores gerenciais proporcionando uma postura proativa dos gestores
de desenvolvimento sob diversos aspectos.
O processo de dimensionamento e adoção de técnicas de mensuração dos números é longo e envolve desde o orçamento inicial, incluindo a familiarização pelos segmentos da empresa que lida com operações corriqueiras ou especializadas, até no desenvolvimento de sistemas complexos para a obtenção dos primeiros resultados.
O método de dimensionamento de mão de obra de limpeza tem como
objetivo estipular o número de auxiliares, encarregados e supervisores, para a
definição do Índice de Segurança Técnica que reflita a realidade operacional.
Finalizando o trabalho maior da Consultoria é verificar a
adequação dos sistemas operacionais e se os métodos utilizados para os setores
diversos estão adequados na prática e não somente em documentos.
Também, se o índice de segurança técnica atendeu a finalidade de
cobrir as ausências, e se o sistema usado foi adequado.
Enfim...Dimensionar é necessário sempre.
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